Uma semana após a passagem de um ciclone extratropical pelo Estado, o Rio Grande do Sul ainda tem 4 mil clientes sem energia elétrica. Os números foram atualizados pela CEEE Equatorial no início da manha desta quarta-feira (19).
O diretor-presidente da empresa, Raimundo Barretto Bastos, falou ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre os trabalhos para reestabelecer o serviço à população e acerca dos planos da CEEE para reforçar e melhorar o atendimento em sua área de concessão. Contudo, não estipulou prazo para normalização do abastecimento.
— Primeiro, eu colocaria minha desculpa e pedir compreensão, apesar de entender que é muito desagradável ficar sete dias sem energia. Mas as pessoas têm que entender a proporção desse evento (o ciclone), que teve ventos de 140 km/h nessa região (no sul do RS). Tivemos que fazer escolhas, porque, no momento de pico, nós chegamos a 725 mil clientes sem energia — disse Bastos.
— Nenhuma empresa é possível estar dimensionada para atender um porte de evento dessa natureza. Nós temos hoje uma capacidade de resposta muito grande, tanto é que 91% dos clientes voltaram a energia elétrica. A situação atual é o momento mais crítico pra gente, porque ficou um número pequeno de clientes, só que a destruição da rede foi muito grande — completou.
Na entrevista (ouça a íntegra abaixo), Bastos negou que a CEEE Equatorial enfrente falta de pessoal e refutou que tenha havia falta de planejamento por parte da empresa. Segundo ele, há equipes em quantidade suficiente para atender a demanda, totalizando mais de 500 grupos.
— Essas equipes são suficientes para buscar minimizar os efeitos no caso de contingência — afirmou.
— Podemos citar todas as nossas bases principais. Temos a base de auxílio no Litoral Norte, aqui na Região Metropolitana, uma grande base obviamente, temos Pelotas, Camaquã, Rio Grande, Bagé... Nós cobrimos toda a nossa área de concessão e temos equipes em quantidade suficiente — ressaltou Bastos.
Ouça a entrevista completa:
A situação da falta de luz no RS, segundo o balanço mais recente da CEEE, por região:
- Sul: 2,3 mil clientes - Cidades mais afetadas: Pelotas (1,5 mil), Canguçu (250), Arroio Grande (100) e Morro Redondo (150)
- Litoral Sul: 900 clientes - Cidades mais afetadas: Rio Grande (900)
- Centro Sul: 900 clientes - Cidades mais afetadas: São Lourenço do Sul (600) e Camaquã (300)