Um homem de 45 anos morreu soterrado por um muro de concreto na manhã deste domingo (16) após tentar retirar uma árvore caída em Pelotas, no sul do RS. A planta havia sido derrubada pelo ciclone extratropical que atingiu a região na quinta-feira (13). O caso foi registrado na Rua Minas Gerais, no bairro Balneário dos Prazeres.
Em nota, a prefeitura de Pelotas lamentou a morte e fez um alerta sobre o risco de a população realizar, por conta própria, a retirada de galhos ou árvores derrubados pelo vento.
Segundo o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, no sábado (15), equipes permaneceram no bairro até as 18h atendendo os pedidos relacionados a vegetais atingidos pelo ciclone. Segundo ressaltou, prefeitura ou Corpo de Bombeiros devem ser acionados e é preciso aguardar que equipes de profissionais especializados façam o serviço com segurança.
De acordo com o secretário, as equipes seguem mobilizadas para restabelecer a normalidade da cidade o mais rápido possível. A prefeitura informa que, desde a madrugada de quinta-feira, quatro equipes com 18 profissionais divididos entre técnicos e podadores com três caminhões e uma Kombi atuam diariamente de forma ininterrupta das 7h30min às 19h. Já foram realizados 162 atendimentos para podas e supressão de árvores.
A prefeitura informa ainda que as solicitações podem ser feitas através da ouvidoria do município, pelos números (53) 3309-6012, (53) 3309-6003 ou 156.