A cidade de Pelotas, na Região Sul, registra vários transtornos relacionados à passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. Um deles é a falta de luz generalizada, já que a rede de energia elétrica foi bastante danificada por vendavais entre a noite de quarta-feira (12) e esta quinta (13).
A CEEE Equatorial informa que o número de clientes sem luz no município chegou a 130 mil — caiu para 120 mil na tarde desta quinta-feira. O desabastecimento em Pelotas afeta praticamente a cidade toda, segundo a prefeita Paula Mascarenhas. O município tem cerca de 325 mil habitantes, segundo o IBGE, e o dado da concessionária de energia considera unidades consumidoras, e não necessariamente pessoas afetadas.
Como consequência da falta de luz, falta também água em alguns bairros. O problema é considerado muito preocupante pela prefeita. No início da tarde, segundo Paula Mascarenhas, nenhuma das estações de tratamento, responsáveis pela produção de água potável, estava em funcionamento. Já por volta de 16h30min, a CEEE informou que a energia em uma delas, no bairro Santa Bárbara, foi restabelecida (leia o posicionamento da empresa abaixo).
— Todos os caminhões-pipa que temos disponíveis já foram carregados e saíram para as regiões afetadas. Já fornecemos, inclusive, para a Santa Casa de Misericórdia. Estamos priorizando os hospitais — relata a prefeita.
— Mas o nosso problema não é só a questão de distribuição, também de produção. Nós estamos à beira do colapso na produção e no fornecimento de água potável — acrescenta.
De acordo com a prefeitura de Pelotas, existem duas casas de bombas, mas apenas uma delas está em funcionamento. Como a cidade fica localizada numa região geograficamente mais baixa, as bombas são consideradas essenciais para que a água tenha vazão suficiente para reabastecer as zonas afetadas.
A recomendação da prefeitura é que a população pelotense que ainda dispõe do recurso poupe água, na medida do possível. A previsão é que, mesmo com o retorno da energia elétrica, sejam necessárias entre 15 e 18 horas até que a situação da água seja normalizada.
Posicionamento da CEEE:
A CEEE Grupo Equatorial informa que está trabalhando em contato direto com a prefeitura de Pelotas e que a energia na principal estação de tratamento de água da SANEP, a de Santa Bárbara, já foi restabelecida. As equipes seguem trabalhando para restabelecer a energia também nas demais estações, o mais rápido possível, vencendo os transtornos naturais advindos do ciclone.