A forte chuva que começou a atingir o RS nesta quarta-feira (12) e segue nesta quinta (13) já deixou cerca de 468 mil pontos sem energia elétrica no Estado. São 110 mil clientes com problemas no fornecimento de luz na área de concessão da RGE e 358 mil na da CEEE Equatorial.
No boletim mais recente da RGE, divulgado por volta das 6h30min desta quinta, são informados 110 mil clientes sem energia elétrica, principalmente nas regiões da Serra e do Planalto. Às 22h30min de quarta-feira (12), o número era de 30 mil clientes sem luz, sendo a maior parte dos casos no norte do Estado. Antes, eram 33,5 mil pontos com problemas no fornecimento.
Já no último boletim da CEEE Equatorial, divulgado por volta das 5h50min desta quinta (13), a informação é de que há 358 mil clientes com fornecimento de luz interrompido no Rio Grande do Sul. As cidades de Pelotas (117 mil clientes), Rio Grande (94 mil), São Lourenço do Sul (19 mil), São José do Norte (15 mil) e Dom Pedrito (11 mil) são as mais impactadas. Em Porto Alegre, há 15 mil clientes sem energia e, em Viamão, na Região Metropolitana, 13 mil.
Por volta das 23h de quarta (12), a companhia havia informado que eram 132 mil clientes com fornecimento de luz interrompido. E, no começo da noite de quarta, 133 mil.
VÍDEO: veja como está a movimentação do ciclone extratropical que atinge o RS
A CEEE Equatorial destaca que, por se tratar de um fenômeno climático de grandes proporções, "os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso". Para restabelecer o fornecimento, em algumas situações, a empresa afirma que enfrenta dificuldades de acessos devido a alagamentos, impossibilidade de trânsito, necessidade de isolamento de área afetada, retirada de objetos de grande porte que atingiram a rede e reconstrução de postes avariados e de toda a rede elétrica danificada.
Em diversos municípios do RS, foram registrados estragos em razão da forte chuva, acompanhada de ventania e granizo, que atingem o Estado desde as primeiras horas do dia.
A RGE afirma que suas equipes estão completamente mobilizadas para restabelecer o fornecimento aos clientes atingidos no menor tempo possível. A empresa destaca que sempre que há ventos fortes, árvores de grande porte próximas à rede elétrica acabam provocando interferências no fornecimento de energia. Por isso, afirma que mantém programas regulares como o Guardião da Vida, que visa conscientizar a população sobre os cuidados no plantio, podas e cortes de árvores.
Já a CEEE Equatorial informou que adotou, desde quarta, plano de contingência para minimizar os efeitos do ciclone e que ampliou toda a estrutura do centro de operações, com mais de 500 equipes para ocorrências.
Como pedir ajuda
RGE
- SMS: se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- WhatsApp: (51) 99955-0002
- Site: neste link
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800-970-0900
CEEE Equatorial
- SMS: consumidores da empresa podem informar falta de energia enviando mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da unidade consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura)
- Site: neste link
- Call Center: 0800-721-2333
- WhatsApp: (51) 3382-5500