A passagem de um novo ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul provoca chuva intensa e queda de granizo em diversas regiões desde o início desta quarta-feira (12). Boletim da Defesa Civil — divulgado no final da manhã — registra ocorrências nos seguintes municípios: Derrubadas, Joia, Passa Sete, Vera Cruz, Sobradinho, Arroio do Tigre, Candelária e Ibarama.
O Subchefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, afirma que há um monitoramento de 742 pontos de alto risco. Litoral Norte, Serra e Vales são as regiões de maior atenção.
— São regiões que vêm sendo impactadas ao longo desse ano. O terreno está muito úmido e isso contribui para o deslizamento de massa, que expõe as pessoas a um maior risco — alerta Oliveira.
Veja a situação em alguns municípios atingidos:
Sobradinho
Um dos municípios mais atingidos pela chuva de granizo da madrugada, Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, contabiliza mais de 2 mil residências que tiveram estragos em telhados em razão dos impactos. Conforme o prefeito Armando Mayerhofer, mais de 60 mil metros quadrados de lona já foram distribuídos para a população.
Equipes estão percorrendo os bairros mais atingidos e fazendo o cadastro das famíias que precisam fazer a reposição da cobertura das casas. A previsão de mais chuva preocupa as autoridades, que já planejam providências.
— Vamos fazer um decreto de situação de emergência daqui a pouquinho, podendo encaminhar um projeto pedindo auxílio para a Defesa Civil — adiantou o prefeito, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
O motorista de transporte escolar Luiz Carlos Pappis, 50 anos, morador do bairro Baixada, registrou o momento em que o granizo caiu na região, por volta das 4h30min.
— Foi um granizo intenso, com pouca chuva, daí cessou (depois de) cinco minutos e agora começou a chuva — descreveu.
Vera Cruz
Também no Vale do Rio Pardo, o município de Vera Cruz foi outro bastante atingido pelo granizo, com casas na zona urbana afetadas e veículos que estavam na rua sendo danificados.
— O tamanho das pedras foi o que provocou todo esse prejuízo. Já distribuímos lonas para quase 3 mil pessoas. Todo o estoque de lona já foi, estamos buscando em municípios vizinhos — salientou o prefeito Gilson Becker.
As lavouras de tabaco, que são uma das culturas mais fortes da região, não sofreram impacto expressivo. A orientação é que a população que precisa de auxílio busque o Parque de Máquinas e o Corpo de Bombeiros.
Encantado
Em Encantado, no Vale do Taquari, a Defesa Civil do município informou que houve queda de granizo por volta das 5h desta quarta, na região central da cidade. Até o momento, não chegaram relatos de danos.
Dilermando de Aguiar
Em Dilermando de Aguiar, no centro do Estado, o produtor rural Jorge Alberto Pereira Saidelles, 56, registrou em imagens o acúmulo de granizo que circunda a casa dele, no interior do município. Na região onde mora, as pedras de gelo caíram por volta das 5h30min, afirma.
Jorge trabalha com hortifrutigranjeiros e diz que, por conta da camada que se formou sobre o solo, não conseguiu ver os estragos que podem ter ocorrido com plantação. Além disso, a chuva fez o sinal de internet da região oscilar, relata.
Outros moradores da cidade e de São Pedro do Sul, também na Região Central, registraram, neste início de dia, chuva forte e com pedras. A Defesa Civil que atua na região informa que, até o momento, recebeu apenas relato de granizo no município de Passa Sete.
Houve também registros de moradores sobre queda de pedras de gelo em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, e em Flores da Cunha, na serra gaúcha.
Falta de luz
Em relação à falta de luz, a CEEE Equatorial informa que atende apenas casos pontuais e ainda não tem um balanço de quantos clientes são afetados. A RGE ainda não se manifestou.
Defesa Civil reforça atendimento
A Defesa Civil faz um levantamento de danos relacionados a queda de granizo, vendavais e enxurradas. Uma equipe estadual está em deslocamento para a região de Sobradinho, a partir de onde fará o atendimento dos municípios da área, que foi bastante afetada.
A equipe da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil permanecem monitorando o avanço da zona de baixa pressão que vem provocando chuvas intensas, granizo e vendavais, e emitindo os alertas à população quando são identificadas potenciais fontes de risco.
As secretarias estaduais, somadas ao Corpo de Bombeiros Militar e à Brigada Militar, estão com esforços concentrados nas ações de socorro às pessoas atingidas. A orientação das autoridades é de se possível, ficar em casa e não se colocar em situação de risco.
Para receber os alertas relacionados à sua região, o morador pode enviar um SMS com o número do seu CEP para o telefone 40199.