Um navio de 238 metros de comprimento chegou ao Estaleiro Rio Grande, no sul do Estado, na manhã desta terça-feira (6) para serviços de manutenção. O trabalho vai durar dois meses e gerar cerca de 700 postos de trabalho. Este é o maior serviço de reparo no estaleiro desde a retomada das atividades navais, em 2021.
O navio sonda ODN I passará por uma revisão geral nos sistemas, pintura, manutenção e serviços de tubulação. A embarcação é da Ocyan, antiga Odebrecht Óleo e Gás, empresa especializada na prestação de serviços para o setor de petróleo e gás. O ODN I tem capacidade de perfurar poços de mais de 12 mil metros de profundidade em uma lâmina de água de mais de 3 mil metros. Será o primeiro processo de docagem do navio, que consiste na retirada da embarcação da água.
A Ecovix, que administra o estaleiro, recebe currículos de interessados em atuar no trabalho. A inscrição pode ser feita pelo site (clique aqui para se cadastrar) na opção “cadastre seu currículo”.
O Estaleiro Rio Grande se recupera desde a quebra do polo naval. Desde 2021, nove embarcações foram reparadas nas instalações. Os trabalhos mais recentes foram concluídos em abril, quando um petroleiro da Argentina e dois navios pesqueiros chineses foram recuperados no local.
Na semana passada, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, esteve em Rio Grande e visitou as instalações do estaleiro. Em discurso para autoridades do Estado e do município, Prates confirmou que a Petrobras fará investimentos para a retomada do polo naval em Rio Grande.