A Polícia Civil investiga o desaparecimento de um busto, na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, há aproximadamente um mês. A denúncia do desaparecimento do busto do poeta Felipe D’Oliveira se deu durante a Feira do Livro, que aconteceu entre 28 de abril e 13 de maio.
A prefeitura lançou um canal de denúncias para quem tiver informações sobre o paradeiro da escultura de bronze. O número é o 153, da Guarda Municipal. Quem der informações úteis pode receber uma recompensa em dinheiro. O valor não foi divulgado.
O busto, uma obra do artista Victor Brecheret, foi doado para a cidade em 1935 pela Sociedade Felippe De Oliveira, do Rio de Janeiro. É uma homenagem ao poeta que nasceu em Santa Maria, em 1890.
O busto estava fixado em uma base de pedra. A investigação da Polícia Civil aponta que existe uma chance de a obra ainda não ter sido danificada. A prefeitura afirma que tem colaborado, com imagens de câmeras de vigilância, e também realiza um estudo da situação dos demais bustos da cidade.