Após mais de 50 anos, os canteiros de obras vão voltar a ter movimento no Condomínio Galeria Rio Branco, na avenida de mesmo nome, em Santa Maria, na Região Central. Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (24), a prefeitura entregou as chaves do prédio de 16 andares e foi assinado o contrato de venda para a Construtora Jobim, com sede no município.
A construtora foi a única interessada na licitação e pagará R$ 2.948.000 pela estrutura que foi abandonada em 1970. O prédio, que será predominantemente residencial, passará a se chamar Maria com Amor.
O tempo esperado de obra, indicado pela prefeitura, é de dois anos e seis meses. A construtora afirma que, após os trâmites legais, terá dois anos de trabalho até a entrega do empreendimento. A licitação foi lançada no dia 13 de março e o resultado foi conhecido em 16 de maio.
O pagamento ao município será parcelado. A empresa tem 60 dias para pagar 10% do valor. O restante será dividido em duas parcelas, uma no ano que vem e outra em 2025.
O Condomínio Galeria Rio Branco começou a ser construído na década de 1960, mas parou na década de 1970 por conta de um processo judicial. Há 53 anos, a obra está inacabada, tem só o esqueleto na Avenida Rio Branco. São duas torres inacabadas, de 16 andares, que estão no terreno de 15 por 53 metros.