A prefeitura de Barra do Ribeiro, no Sul, finalizou nesta terça-feira (18) o balanço dos estragos causados pelo temporal registrado no último domingo (16). Foram contabilizadas 241 residências com danos e cerca de 12,6 mil telhas que foram danificadas pelas pedras de gelo.
De acordo com o município, 160 famílias fizeram o cadastramento no registro de pedidos de auxílio da prefeitura para o recebimento de telhas. Nas demais casas, os moradores estão reconstruindo o telhado com recursos próprios.
O prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado, confirma que a partir desta quarta-feira (19) terá início a distribuição dos materiais. Além disso, seguem ocorrendo as doações de roupas e móveis que também foram perdidos por conta do temporal. Até momento, cerca de 20 famílias ainda estão alojadas na casa de amigos e parentes.
— O pessoal está se ajudando, com mutirões de limpeza e auxílio na recolocação das telhas. Estamos mais organizados e a situação caminha para uma normalização — revelou o prefeito.
Balanço dos estragos em outros municípios
Em Guaíba, na Região Metropolitana, a prefeitura confirma que 115 famílias realizaram cadastro para o recebimento de telhas e duas estão fora de suas casas por conta dos estragos. Até o momento, o município não divulgou o número total de residências afetadas.
Também estão sendo contabilizados os estragos registrados nas lavouras. Segundo a Emater de Guaíba, foram confirmadas perdas em metade das produções de arroz, batata-doce e abóbora.
Já em outras cidades, a Defesa Civil do Estado confirmou o registro de desalojados em Mariana Pimentel, no Sul, com 30 famílias, e Barão do Triunfo, na Região Metropolitana, com 15 familias.
Em São Jerônimo, na Região Metropolitana, houve registro de granizo em lavouras, mas ainda não há uma contabilização fechada dos estragos.