Na quinta-feira (23), o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico aportará em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, para dar apoio às vítimas das chuvas que atingiram a região no fim de semana. A informação é do Centro de Comunicação Social da Marinha.
O Capitania da Estrada chegará com seis helicópteros, três Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP) para transporte de pessoas e outros equipamentos. Contará ainda com um hospital de campanha com 200 leitos, UTI, e médicos de várias especialidades, como ortopedista, cirurgião geral, anestesista, cirurgião dentista, farmacêutico, além de clínico geral e profissionais de enfermagem e saúde bucal.
O navio levará também um grupamento de 180 fuzileiros navais com maquinário, como minicarregadeiras, ambulâncias e pás carregadeiras para ajudar na desobstrução de vias e outros locais necessários.
Chuvas intensas entre a noite de sábado (18) e a madrugada do último domingo (19) inundaram casas, interditaram rodovias e provocaram deslizamentos no litoral de São Paulo. Conforme as autoridades paulistas, foram 682 milímetros de chuva na cidade de São Sebastião, o maior acumulado da história do país.
Balanço divulgado às 19h desta terça-feira segue contabilizando 46 mortes em razão das chuvas, sendo 45 em São Sebastião e um em Ubatuba. Além disso, são 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas em todo o Estado.
O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública, por 180 dias, para ações emergenciais em seis municípios afetados pela chuva: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba.