O produtor rural que causou a morte de uma centena de peixes ao derramar esterco de porco em um arroio foi multado pela prefeitura de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari. O dejeto retira o oxigênio da água e, com o efeito, os animais morreram na semana passada.
O homem terá de pagar ao Executivo um valor um pouco acima de R$ 50 mil, segundo a fiscal do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Nara Schmeier.
O cardume foi encontrado morto na cidade vizinha, Venâncio Aires, no dia 4 de janeiro. A localidade rural é conhecida como Linha Sampaio, próximo do limite entre os dois municípios. A suspeita das autoridades é que o homem tenha despejado as fezes no Arroio Sampaio após limpar o chiqueiro no qual cria porcos para depois comercializá-los.
Caso não quite o montante, o produtor rural ficará com a pendência junto ao município.
A contaminação de cursos d’água é considerada um crime ambiental passível de responsabilização civil e penal. Nesse caso, por se tratar de um curso hídrico que circunda dois municípios, a denúncia também foi encaminhada para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).