O temporal e os fortes ventos que atingiram o Rio Grande do Sul no final da tarde e na noite de sábado (28) ainda deixam consequências. De acordo com a atualização mais recente das concessionárias, na manhã deste domingo (29), são 30,2 mil pontos sem energia elétrica no Estado. Galhos e objetivos arremessados sobre os fios estão entre as principais causas dos dados na rede.
Na área de responsabilidade da CEEE Equatorial são 24 mil clientes sem luz. O município mais prejudicado é Porto Alegre, com 9 mil pontos sem fornecimento. Em toda a Região Metropolitana, 17 mil clientes foram afetados. Ainda conforme dados da empresa, Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, tem 2 mil pontos sem fornecimento. Canguçu, na Região Sul, e São Jerônimo, na Região Carbonífera, tem 1,6 mil clientes afetados e Pelotas, 1 mil.
Já na área da RGE, são 6,2 mil clientes sem energia elétrica, principalmente nas regiões de Gravataí, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Montenegro e Portão.
As empresas estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia. As concessionárias destacam que os clientes não devem fazer consertos por conta própria, assim como precisam tomar cuidado com fios rompidos.
Como pedir ajuda
CEEE Equatorial
- SMS: Consumidores da empresa podem informar falta de energia enviando mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da unidade consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura)
- Site: www.ceee.com.br
- Call Center: 0800 7212333
- WhatsApp: (51) 3382 5500
RGE
- SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- WhatsApp: (51) 9 9955 0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900