Um gesto de compaixão e preocupação com os animais mobilizou uma operação de resgate em Santiago, na Região Central, na quinta-feira (22). Uma retroescavadeira e servidores do setor de canalização da Secretaria de Obras da prefeitura e da Defesa Civil do município foram utilizados para abrir o calçamento e uma rede de tubulação para salvar uma cadela e seus cinco filhotes, que ficaram presos no local.
Os donos da cadela Pantera haviam dado falta do animal e ouviram um choro nas proximidades da residência, na Rua Benjamin Constante, bairro Zamperete. Foi então que perceberam que ela poderia ter dado à luz os filhotes que esperava dentro da tubulação. A prefeitura do município foi acionada e a operação de resgate, montada.
A suposição é de que a cadela tenha tido os filhotes há dois ou três dias, mas ao sair e voltar da tubulação, acabou entrando em um lugar errado e ficou entalada. Foi necessário, então, abrir o calçamento com uma retroescavadeira e, cuidadosamente, quebrar parte da tubulação até chegar aos animais.
A primeira a ser resgatada foi a mãe, que embora apresentasse cansaço, estava bem. Logo depois, os filhotes foram resgatados em três partes, totalizando cinco animais que logo foram colocados para mamar. Depois, todos foram encaminhados à família que cuida da cadela.