Para que as férias sejam sinônimo de descanso e tranquilidade, além de organizar o calendário, é preciso atentar para as condições do veículo que transportará a família ao destino final. Em época que precede as festas de Ano-Novo, a procura por revisões veiculares aumenta e o alerta de quem zela pela segurança das estradas não perde a validade.
Na última temporada de verão, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) relata que realizou 400 atendimentos na Rota do Sol. Destes, 350 foram motivados por pane mecânica. Para além do transtorno de parar no acostamento, é a segurança dos passageiros e dos demais ocupantes da via que está em jogo.
O comandante do CRBM de Farroupilha, sargento Claudimar de Lima Fragoso, alerta para a importância das revisões antes das viagens e para o procedimento correto ao passar por uma situação de pane mecânica. Segundo ele, a partir do momento em que o carro está parado no acostamento, a segurança dos passageiros é de responsabilidade do condutor.
— Tem que ficar no acostamento, e não deixar as pessoas irem pra cima da pista para não provocar um acidente. É preciso se sentir responsável pela segurança do trânsito, do veículo e dos demais que estão transitando na via — explicou Fragoso.
Entre as situações mais comuns que levam os veículos a pararem no acostamento, conforme o técnico automotivo Ismael Maggi, está o superaquecimento do motor e o desgaste dos pneus. Situações simples que podem ser resolvidas com a revisão veicular antes de pegar a estrada.
— Carros com direção hidráulica devem atentar para o nível de fluído. Os demais precisam revisar nível de água e óleo, desgaste e pressão dos pneus. Uma revisão em um mecânico analisa todos os aspectos para uma viagem segura, como as condições das pastilha de freios por exemplo — explicou Maggi.
Para seguranças das milhares de famílias que estarão em trânsito neste feriado de Natal, o Grupo Rodoviário repete o que fez na temporada passada e segue com um posto de atendimento em Tainhas, na Rota do Sol. Serão prestados serviços de ambulância e guincho quando necessários. O telefone de emergência é o 198.
A Operação Verão Rota do Sol, que une esforços dos bombeiros, de outros socorristas e de entidades, também conta com posto avançado em Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. O local exibirá contatos de atendimento e bandeira sinalizando como está o mar, iniciativa que pretende fazer com que viagem seja encarada como lazer.
Dicas ao volante
:: Velocidade e sinalização: o condutor deve respeitar os limites de velocidade, obedecer à sinalização das vias e manter distância segura dos demais veículos. Atenção também ao estado do pavimento, nem sempre em boas condições, e que pode provocar surpresas em muitas estradas pelo país.
:: Álcool: se beber, não dirija. A ingestão de bebidas alcoólicas coloca em risco a vida do condutor e de todos em seu entorno. Jamais dirija após beber e também não permita que pessoas próximas o façam. O teste do bafômetro positivo para ingestão de álcool pelo condutor acarreta em multa e até prisão, além de processo administrativo junto ao Departamento de Trânsito do Estado para suspensão do direito de dirigir.
:: Sono: o descanso é fundamental para que o condutor faça uma viagem segura, em especial nos percursos longos. O descanso é importante para a atenção do motorista. Se não dormiu bem e estiver com sono, durma e adie a saída.
:: Celular: o uso de smartphones ou dispositivos móveis para entretenimento está entre as principais causas em acidentes de trânsito. Uma pequena distração é o suficiente para provocar graves danos. Pela legislação de trânsito válida em todo o país, o telefone celular só pode ser utilizado quando o veículo estiver estacionado.
Fontes: Denatran e Detran/RS