Relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina no final da tarde desta terça-feira (20) aponta que seis municípios relataram ocorrências em virtude das chuvas que caíram na região. No total, há 131 desabrigados e 55 desalojados.
Já foram registrados dois óbitos. As mortes aconteceram em Camboriú. Duas adolescentes estavam dormindo no momento em que houve deslizamento de terra. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas elas não foram resgatadas com vida.
De acordo com o relatório, foram reportadas ocorrências até o momento nos municípios de Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú. Mas o número pode ser ainda maior.
“Em virtude das chuvas intensas, diversas localidades ainda não conseguiram registrar suas ocorrências pois estão atingidos ou com suas equipes totalmente empenhadas nas ações de resposta, de modo que essa informação deve variar ao longo dos dias”, consta no documento.
A chuvarada também levou ao bloqueio em rodovias. A mais atingida na tarde desta terça era a BR-101, que tinha pelo menos três pontos com algum tipo de interdição — total ou parcial.
Situação de emergência
Até a tarde de terça-feira, apenas os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Camboriú haviam emitido decretos de situação de emergência.
O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, César Nunes, destaca que os decretos de emergência emitidos no início do mês em decorrência das fortes chuvas é válido para o evento desta semana.
— As chuvas devem permanecer por mais 24 horas e trazer muitos transtornos a todo o litoral. Aqueles municípios que tem uma conexão com as chuvas das últimas semanas estarão cobertos pelos decretos emitidos no início do mês. Em princípio, não haverá necessidade de novos decretos — disse.