Milhares de norte-americanos são esperados em lojas físicas nesta sexta-feira (25), à medida em que a pandemia provocada pela covid-19 recua e as pessoas retomam hábitos pré-pandêmicos. Contudo, este ano os orçamentos domésticos estão limitados pelo alto preço do gás e dos alimentos.
Os primeiros sinais apontam para uma atividade mais sutil do que no ano passado. As pessoas gastaram US$ 5,3 bilhões online no Dia de Ação de Graças, um aumento de 2,9% em relação ao feriado do ano passado, de acordo com o Adobe Analytics, que acompanha os gastos em sites.
A Adobe prevê que os gastos online na própria Black Friday serão de US$ 9 bilhões, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.
As vendas, excluindo as concessionárias de automóveis, devem aumentar 15% em comparação com a Black Friday do ano passado, de acordo com o Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no varejo online e na loja em todos os tipos de pagamento.
As vendas nas lojas físicas devem aumentar 18%, enquanto as vendas online devem aumentar 3,7%, pontuou a Mastercard.
O índice de confiança do consumidor em novembro, produzido pela Universidade de Michigan e divulgado na última quarta-feira (23), caiu 5,2% em comparação com outubro e 15,7% em comparação com novembro de 2021.
— Aliado ao impacto contínuo da inflação, as atitudes do consumidor também foram prejudicadas pelo aumento nos custos de empréstimos, queda nos valores dos ativos e enfraquecimento das expectativas do mercado de trabalho — disse Joanne Hsu, diretora da pesquisa.