A Black Friday ocorre nesta sexta-feira (25), com promessa de grandes promoções no comércio. Em Porto Alegre, as lojas abriram mais cedo para receber os clientes que queiram aproveitar as condições especiais.
A vendedora Márcia Feijó, 42 anos, já estava na loja da Americanas, na Rua Doutor Flores, por volta das 7h. O estabelecimento abriu às 6h. Acompanhada do marido, ela fez cerca de R$ 300 em compras nesta manhã. O valor é metade do que o casal costuma gastar na Black Friday.
— Achei fraca diferença de preços em 2022, por isso reduzimos os gastos — comentou.
Márcia diz que costuma aproveitar a data para adquirir produtos de limpeza. Neste ano, destacou a compra de um novo liquidificador. Ela pesquisou o preço do produto e conseguiu pagar R$ 10 a menos aproveitando oferta da Black Friday.
Nas lojas em que a reportagem esteve neste início de manhã, a expectativa é de aumento da movimentação por volta das 9h30.
Do outro lado do balcão, Wagner Mendonça, 37, espera por movimento por volta das 10h. Vendedor há três anos na Lebes da Avenida Borges de Medeiros, ele afirma que a data é a que mais rende comissões, em razão da busca prioritária dos clientes por itens eletrônicos, como TVs, celulares, o que eleva o valor das vendas.
— Para mim essa é a data mais esperada, mais até do que o Natal, porque concentra compras altas em um período curto — avaliou.
O Sindilojas Porto Alegre estima que os valores das compras na data sejam 10,6% maiores neste ano, em relação a 2021. O tíquete médio neste ano deve ser de R$ 1.556. Pesquisa da entidade também mostra que metade dos consumidores pretende aproveitar as promoções nas lojas físicas.
A Black Friday surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos. Ela acontece um dia após o feriado de Ação de Graças e marca o início das vendas de Natal naquele país. Desde 2010, quando desembarcaram no Brasil, ainda bastante focadas no comércio online, as promoções associadas ao evento caíram no gosto dos consumidores. De lá para cá, passaram a representar a antecipação de parcela significativa dos gastos com o Natal e ganharam espaço de destaque no varejo físico.