A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente com uma aeronave de pequeno porte em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, que deixou um morto e outro ferido, na tarde de quinta-feira (1º). De acordo com a Polícia Civil, o piloto, Rodolfo dos Santos Correia, 48 anos, morreu no local. Ivonei Becker Han, 52, seguia internado no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.
A queda ocorreu por volta de 16h, em uma propriedade rural próxima à Estrada Santa Maria, em região vizinha ao aeroclube de Eldorado do Sul. Participaram do atendimento da ocorrência agentes do 31º Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros de Guaíba, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Polícia (IGP) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave é um ultraleve Storm 300B fabricada em 2001, de prefixo PU-MMM, pertencente a uma empresa da Capital. O avião tem registro autorizado para a categoria privada experimental e não tem autorização para utilização como táxi aéreo.
De acordo com o delegado Mário Souza, diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, responsável pela investigação, o trabalho de apuração iniciou na madrugada de quinta-feira e seguiu ao longo desta sexta-feira (2). Segundo ele, foram colhidos depoimentos de testemunhas e encaminhadas intimações.
— Estamos apurando de onde o avião vinha e para onde ia. Vamos verificar se tinha planos de voo, se tinha autorização para voar. Quantas pessoas poderiam tripular aquela aeronave — pontua Souza.
O delegado estima que já na próxima semana seja ouvido o depoimento do sobrevivente. Além da investigação criminal, realizada pela Polícia Civil, e das perícias do IGP, também será conduzida uma perícia técnica por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).