Um homem morreu em um acidente com uma aeronave de pequeno porte na tarde desta quinta-feira (1º) em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Segundo informações preliminares, a ocorrência foi registrada em uma propriedade rural próxima da Estrada Santa Maria, em região vizinha ao aeroclube de Eldorado.
Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários do Parque Eldorado, duas pessoas estavam na aeronave. A vítima fatal era o piloto. O outro ocupante foi encaminhado, consciente, ao Hospital de Guaíba. O homem teria fraturado o fêmur. As identidades não foram divulgadas.
Ainda de acordo com os bombeiros, a aeronave seria um modelo experimental, sem vinculação com o aeroclube do município. A polícia informou que seria um avião de empresa privada, sendo registrada no nome de um proprietário de Porto Alegre.
Ainda não se sabe a trajetória percorrida em voo. Detalhes sobre as circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas.
Além dos bombeiros voluntários de Eldorado, o Corpo de Bombeiros de Guaíba, a Polícia Civil e a Força Aérea Brasileira (FAB) também estiveram no local atendendo a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Por volta das 18h, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) chegou ao ponto do acidente.
Não é a primeira vez que uma aeronave sofre acidente na região. Em 20 de maio, um avião de pequeno porte fez um pouso forçado em uma lavoura de arroz, às margens do km 120 da BR-290, no distrito de Parque Eldorado. Na ocasião, os dois ocupantes ficaram feridos.
Polícia Civil avalia iniciar depoimentos nesta sexta-feira
A Polícia Civil de Eldorado do Sul, que aguarda mais informações sobre as vítimas, o modelo do avião e de onde partiu o voo para organizar a linha de investigação. O delegado Mário Souza, diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, não descarta começar a ouvir testemunhas e pessoas envolvidas no caso nesta sexta-feira (2).
— É possível que algumas oitivas aconteçam, dependendo da situação. Se tivermos alguns Dados importantes como por exemplo de onde estava aeronave e para onde ia certamente a gente já vai conversar com as pessoas responsáveis por isso — afirma o delegado.
O objetivo do inquérito da Polícia Civil é identificar se houve algum tipo de crime no fato. Já a Aeronáutica será responsável por averiguar as falhas que fizeram a aeronave cair. Para isso, será realizada uma perícia técnica por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).