Seis argelinos foram resgatados pela Marinha brasileira na noite de sexta-feira (2) de uma embarcação à deriva no Mar Mediterrâneo. Os indivíduos entre 25 e 50 anos foram localizados pelo Navio-Escola da Força Naval.
De acordo com uma nota da corporação, a embarcação navegava entre Civitavechia, na Itália, e Lisboa, Portugal, quando os tripulantes viram o barco em que estavam os argelinos e prestaram imediato socorro, com água, comida e coletes salva-vidas.
Segundo o texto, os argelinos disseram estar a caminho da Espanha, quando ficaram à deriva. A Marinha informou ter feito contato com autoridades do país europeu, que resgatou o grupo em seguida.
Os tripulantes foram encontrados, aparentemente, em boas condições de saúde, conforme avaliação da equipe médica do NE “Brasil”.
Entretanto, a Marinha destaca que "todo o apoio necessário" foi fornecido àquelas pessoas. “Já havia anoitecido, o vento estava forte e a previsão indicava uma degradação ainda maior das condições atmosféricas nas horas seguintes, o que de fato ocorreu. Felizmente, avistamos a pequena embarcação pedindo auxílio", relatou o capitão de mar e guerra, Ricardo Araújo.
Na sequência, o comandante do navio continuou explicando o ocorrido: "Mantivemos os tripulantes em segurança até a chegada da aeronave espanhola que concluiu o resgate. A sensação é de dever cumprido. Minha tripulação reagiu prontamente e não poderíamos nos furtar de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar", completou.