Em uma ação envolvendo a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, cinco cães e três equinos foram resgatados de uma propriedade rural nesta segunda-feira (29). Conforme a averiguação das autoridades, os animais estavam muito debilitados, magros e com ferimentos.
O recolhimento dos animais ocorreu após uma denúncia anônima à delegacia de Vera Cruz, na última terça-feira (23). A Vigilância Sanitária do município foi acionada para verificar e confirmou a situação. Assim, os policiais e os membros da Vigilância foram até a propriedade, que fica na localidade de Linha Alto Ferraz.
Foram encontrados os cinco cães – quatro fêmeas e um filhote macho – e os três equinos – uma mula, um potro e um cavalo adulto. Em um dos cavalos foi encontrada uma lesão no olho e em outro, um machucado na pata.
Um inquérito foi aberto para investigar o homem que seria responsável pelos animais. De acordo com a análise dos veterinários presentes no local, foi constatado que os cavalos eram usados para puxar uma carroça mesmo apresentando ferimentos.
No momento do resgate, o homem afirmou aos policiais que recentemente havia adquirido os animais e que, agora, os mesmos receberiam tratamento. A polícia irá investigar essa alegação.
O proprietário do terreno já foi intimado e a polícia busca também ouvir testemunhas. Ele deverá responder pelo crime de maus-tratos contra os animais.
Após o resgate, os cães foram encaminhados para o Centro Veterinário Waslawik e os equinos para o Hospital Veterinário. Segundo a Polícia Civil, depois de tratados, os animais deverão ser encaminhados para adoção.