A RGE afirma que vai conseguir restabelecer toda a rede elétrica até a noite desta sexta-feira (19), quatro dias após o temporal que atingiu o Estado na última segunda (15). Em boletim divulgado na tarde desta sexta, 8,2 mil clientes seguiam sem energia elétrica, sendo 4,8 mil em Canoas, 2,5 mil em Gravataí e 900 em Cachoeirinha. Segundo a concessionária, o fornecimento de energia já foi normalizado para 257,8 mil clientes.
— Nossa expectativa é de que hoje, até o final do dia, a rede esteja reconstruída — disse o gerente de Serviços Comerciais da RGE, Fábio Calvo, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Calvo argumentou que a grande quantidade de árvores que caíram deixou o trabalho das equipes mais complexo.
— Essa complexidade é que gerou um tempo de resposta maior do que gostaríamos.
O gerente da RGE salientou que a concessionária quer agir em conjunto com os municípios gaúchos para criar uma ação de conscientização que evite o plantio de árvores perto de áreas de energia elétrica. Ele também pediu que a população não se aproxime ou toque em cabos de energia para evitar acidentes.
Sem luz desde segunda-feira, muitos moradores da Região Metropolitana estão tendo de improvisar para evitar prejuízos. A supervisora de importação marítima Letícia Rodrigues de Brito, 39 anos, conta que no condomínio onde mora, em Cachoeirinha, a luz retornou em meia fase na quarta-feira.
—A gente não consegue usar a geladeira, porque na cozinha as tomadas não funcionam. A pior situação na minha casa é que meu marido é aquarista, então, desde segunda-feira, ele está lutando para conseguir manter a água em um nível que a gente não perca os nossos peixes.
Mais moradores do mesmo condomínio, localizado Avenida Vereador Clovis Elias Prytula, no bairro Central Park, procuraram a reportagem da Rádio Gaúcha reclamando da falta de clareza nas previsões da RGE. Em resposta, a concessionária afirmou que "equipes estão trabalhando na região neste momento. O atendimento do condomínio citado é o próximo na rota de serviço".