Os trabalhos para conter os danos causados pelo temporal do início da semana seguiram ao longo desta quinta-feira (18), em Canoas. Segundo a prefeitura do município da Região Metropolitana, até o final do dia haviam sido entregues cerca de 2,3 mil das 18.425 telhas já solicitadas pelas famílias atingidas.
Até o momento, 856 famílias já manifestaram interesse em receber o material. As inscrições, que ficaram abertas nos últimos dois dias, não estarão disponíveis na manhã desta sexta-feira (19), para que os agentes possam se dedicar a suprir a demanda já existente. Entre os bairros que seguem mais afetados estão Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Nossa Senhora das Graças, Centro e Matias Velho.
Conforme o secretário adjunto da Defesa Civil de Canoas, Igor de Souza, é possível que novas solicitações cheguem ao município, já que ainda há uma grande quantidade de estabelecimentos com resquícios dos fortes ventos e da chuva registrados no município. Ainda segundo Souza, nos últimos três dias foram recolhidas 477 toneladas de galhos de árvores e lixo.
— Apesar de toda essa limpeza, o cenário ainda é de destruição. Há muito a ser feito. Acreditamos que devemos ter mais quatro ou cinco dias de trabalho intensivo — estima o secretário.
Além disso, 11 residências foram interditadas por não possuírem condições seguras de habitação. Em nove delas, os moradores foram para casas de parentes. Em outras duas, ainda há pessoas no local. Ninguém foi levado para abrigos municipais.
A cidade sofre ainda com a falta de luz, concentrando 11 mil dos 18,5 mil casos registrados pela RGE, em boletim divulgado na noite desta quinta.
Seis escolas permanecem fechadas
Previstas para serem reabertas nesta sexta-feira, as seis escolas municipais que sofreram danos estruturais durante o temporal irão permanecer fechadas. Segundo a prefeitura de Canoas, uma nova vistoria será feita durante a manhã nas instituições de Ensino Fundamental Rondônia, Irmão Pedro, Guajuviras, Erna Wurth, Walter Perrachi, e na de Ensino Infantil Teresinha Tergolina.
Após a análise será emitido um laudo apontando quais poderão voltar a receber alunos na próxima semana. As demais escolas da rede municipal seguem funcionando normalmente.