O abastecimento de água em Porto Alegre, Viamão e Alvorada está sendo retomado de forma gradual, conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Corsan Aegea. O serviço foi interrompido após a falta de luz decorrente do temporal que atingiu a Região Metropolitana na quarta-feira (1º).
Em Alvorada, a ausência de energia na estação de tratamento da Corsan Aegea localizada no bairro Estância Grande, deixou o município inteiro e parte de Viamão sem abastecimento de água.
Em Porto Alegre, a falta de energia afetou a estação de bombeamento de água tratada (Ebat) Santa Tereza I, do. Ficaram desabastecidos os bairros Menino Deus e Santa Tereza.
Segundo a Corsan Aegea, a CEEE Equatorial restabeleceu a energia em Alvorada no início da manhã. A concessionária garante que o abastecimento retorna de forma gradual.
Na Capital, o Dmae aponta que as equipes da concessionária de energia estiveram na estação afetada e realizaram os reparos necessários na tarde desta quinta. O abastecimento foi restabelecido em alguns pontos, mas não há previsão de normalização.
A autarquia informou que equipes da CEEE Equatorial também foram acionadas para restabelecer a energia em duas casas de bombas de Porto Alegre. A Ebap 17, no Centro Histórico, voltou ter o serviço na tarde desta quinta. A Ebap 2, localizada no Quarto Distrito, opera somente em uma fase, impossibilitando o acionamento dos motores, e segue em reparo.
Produção: Gabriel Dias