O Governo do Rio Grande do Sul nomeou 2.511 servidores civis e militares. Publicadas no Diário Oficial na segunda-feira (4), as nomeações envolvem, também, a homologação de concursos públicos em aberto e já concluídos.
O processo de nomeação é feito por etapas e inicialmente priorizou a área da Segurança Pública, cujas nomeações começaram já em 2011. Nesta fase, 977 servidores da área foram efetivados. No ano passado, as nomeações partiram da autorização de novos concursos públicos e nomeações imediatas de concursos já homologados, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda.
Neste contingente de servidores nomeados na área da segurança, estão, por exemplo, 700 soldados da Brigada Militar. Em outras áreas, destacam-se 650 analistas de projetos e políticas públicas de diversas formações — eles trabalharão junto a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) — e 423 especialistas em saúde.
O total de vagas corresponde a apenas 0,7% dos vínculos totais e a menos de 2% dos vínculos ativos atuais do Poder Executivo. O impacto anual das nomeações na folha salarial do Governo do Estado é de R$ 286,6 milhões e segue as diretrizes estabelecidas pelo plano do Regime de Recuperação Fiscal, que passou a vigorar no dia 1º de julho.