A Polícia Federal (PF) divulgou uma nota na noite de domingo (12) informando que havia um cartão de saúde, uma calça, um chinelo e um par de botas pertencentes ao indigenista Bruno Pereira na mochila encontrada durante a tarde. No local, também estavam um par de botas e uma mochila com roupas de Dom Phillips. Os itens foram encontrados numa região alagada dos rios que dividem o Brasil e o Peru. O desaparecimento dos dois completou uma semana nesse domingo.
Uma embarcação “aparentemente” de propriedade de Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, também foi localizada. Ele está preso temporariamente e é investigado pelo desaparecimento de Pereira e Phillips e teria perseguido o barco dos dois.
Anteriormente, o Corpo de Bombeiros do Amazonas havia informado à imprensa sobre a descoberta de objetos pessoais que poderiam pertencer aos desaparecidos, encontrados submersos perto da casa de Amarildo.
A polícia disse que, no sétimo dia de busca, as equipes percorreram cerca de 25 quilômetros com "com procuras minuciosas pela selva, em trilhas existentes na região, áreas de igapós e furos do Rio Itaquaí", em especial na área onde foi encontrado o barco que pertenceria ao preso.
Desde sábado as equipes de busca trabalhavam a partir de uma observação feita por indígenas sobre as condições de um trecho da mata em uma margem do Itaquaí. A vegetação indicava a passagem de uma embarcação por ali, numa manobra pouco usual.
A mochila foi mostrada inicialmente por militares a indígenas que acompanhavam os trabalhos de busca e que conheciam ambos. Eles afirmaram que os materiais eram semelhantes aos que costumavam ser usados pelo indigenista e pelo jornalista em expedições. Os achados foram levados em um helicóptero do Exército para que fossem periciados.
Eles foram vistos pela última vez na manhã de domingo (5), na comunidade de São Gabriel, não muito longe de seu destino, a cidade de Atalaia do Norte. Testemunhas disseram que viram o pescador Amarildo Oliveira, de 41 anos, passar de lancha em alta velocidade na mesma direção que Phillips e Pereira, pouco antes do desaparecimento.