Uma mochila com pertences iguais aos que eram levados pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips foi localizada por equipes de busca na região do Vale do Javari, na Amazônia, neste domingo (12). O fato ocorre no mesmo dia em que o desaparecimento de ambos completa uma semana.
O objeto estava preso a uma árvore numa região alagada dos rios que dividem o Brasil e o Peru. O item foi localizado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas por volta das 16h, no horário local (18h em Brasília).
Indígenas que acompanhavam os trabalhos de busca no rio e que conheciam Bruno e Dom atestaram que a mochila pertencia a um dos dois. Trata-se de uma mochila de viagem, grande. Dentro havia vários livros. O material foi entregue à Polícia Federal para perícias.
— Tivemos a grata satisfação de ter êxito e encontrar uma mochila. Nessa mochila, tinha notebook, todos os pertences, meias, camisas, bermudas — disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros, em Atalaia do Norte (AM).
No sábado (11), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) decretou medida cautelar contra o Brasil. Vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), a corte internacional solicita que o país aumente os esforços para localizar os dois e informe sobre as ações adotadas nas buscas em um prazo de sete dias.