Desde segunda-feira (30), pelo menos 14 famílias já foram retiradas de casa em São Borja, na Fronteira Oeste, devido às cheias no Rio Uruguai. Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Luis Sandro Martins, no total, são pelo menos 87 pessoas atingidas no município. Parte delas foi encaminhada ao Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja. Algumas conseguiram se dirigir para casas de parentes.
Segundo o balanço mais recente da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), emitido nesta quinta-feira (2), o rio está acima da cota de inundação na estação Passo São Borja, porém, apresenta estabilidade. Já em Uruguaiana, a situação é de alerta, e pelo menos quatro famílias precisaram ser removidas nesta quinta-feira.
Em Porto Mauá, na Região Noroeste, onde diversos estabelecimentos ficaram submersos devido aos alagamentos no início desta semana, o rio segue em declínio. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil Regional de Santo Ângelo, que atende o município, não há registro de desabrigados.
Ainda segundo o balanço mais recente da Sema, os rios Taquari, das Antas, Cadeia e Caí já apresentam declínio.