O desabamento de uma ponte que liga o município de São Gabriel a Dom Pedrito, na Fronteira Oeste, devido à chuva intensa que caiu sobre a região, vem provocando transtornos aos motoristas. Por volta de 13h30min desta terça-feira (3), o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) bloqueou o trânsito da RS-630, no trecho do Km 73, onde ficava a travessia. A prefeitura de São Gabriel pediu ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) que providencie junto ao Exército uma ponte provisória. A autarquia disse estar em "tratando" da questão.
Embora seja uma rodovia estadual, a estrada é de chão batido. Os motoristas que percorrem o trajeto de Dom Pedrito a São Gabriel precisam fazer um desvio com cerca de 22 quilômetros a mais para chegar ao município vizinho pelo Passo da Reiuna.
A estrutura estava encoberta pelas águas do Rio Pedroso e, por isso, só foi possível constatar o desabamento da travessia no último sábado (30). A ponte tem aproximadamente cinco metros e fica a oito quilômetros da área urbana de São Gabriel.
A prefeitura de São Gabriel decretou estado de calamidade em razão dos alagamentos que atingiram a região desde a semana passada. No último domingo, o prefeito Lucas Menezes comentou sobre as dificuldades enfrentadas por produtores rurais e moradores da região, que ficam impossibilitadas de transitar pela via.
— Com a ponte caída, as pessoas que moram no local precisam fazer uma volta que pode chegar a 85 quilômetros — disse.
O prefeito afirma que, ainda no sábado, contatou o Daer e pediu apoio ao Exército para a instalação de uma estrutura provisória no local. Veja o comunicado abaixo:
Em resposta, o Daer informou que "que está tratando com o Exército Brasileiro a respeito da possibilidade de execução de uma ponte provisória do trecho a fim de restabelecer as condições de trafegabilidade. O local já foi verificado e há um indicativo de que existe viabilidade para a instalação da estrutura."