A prefeitura de São Gabriel, na Fronteira Oeste, constatou, na manhã deste sábado (30), que uma ponte que serve de ligação do município a Dom Pedrito cedeu por conta da força das águas do Rio Pedroso. A estrada que chega até o local, a ERS-630, também estava sem condições de tráfego devido as chuvas dos últimos dias. A estrutura estava encoberta pela água, por isso só foi possível constatar o fato neste sábado.
A estrutura, de aproximadamente cinco metros, fica a oito quilômetros da área urbana de São Gabriel. Ela é importante para o escoamento da produção agrícola e também para o acesso de estudantes à escolas da região.
O prefeito Lucas Menezes fará contato com o Exército e com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para buscar a possibilidade de construção de uma ponte provisória no local.
Pelo menos 16 famílias precisaram sair de causa por causa da cheia do Rio Vacacaí. Neste sábado, o município deve decretar situação de emergência. Na Região Central, outras duas cidades já haviam decretado por conta dos estragos causados pelas chuvas e ventos nessa semana, Júlio de Castilhos e Lavras do Sul.