O acúmulo de chuva registrado desde segunda-feira (2) fez com que o Rio Taquari começasse a transbordar na manhã desta terça-feira (3). Em Lajeado, a Defesa Civil calcula que ao menos 20 famílias já deixaram as suas casas, sendo que cinco estão desalojadas. Com a ajuda de cinco caminhões disponibilizados pela prefeitura, as primeiras pessoas se deslocaram para residências de familiares. Por volta das 10h, o rio atingiu 19 metros, nível considerado o marco de início da inundação.
Com o curso d´água em constante elevação, a tendência é que a população afetada aumente ao longo do dia. Por isso, autoridades disponibilizam a estrutura do ginásio do Parque do Imigrante para receber os primeiros desabrigados. O local serviu de abrigo também durante as grandes enchentes que atingiram o município em julho de 2020, quando mais de duas mil pessoas tiveram que sair de casa.
A retirada das primeiras famílias ocorreu ainda antes que o rio começasse a inundar as casas. Agentes da Defesa Civil trabalham na prevenção, para evitar as ações em momentos mais críticos da cheia.
Enchente
Notícia
Primeiras famílias começam a deixar casas devido à cheia do Rio Taquari
Curso d'água atingiu 19 metros na manhã desta terça-feira, e número de pessoas afetadas deve aumentar nas próximas horas
Guilherme Milman
Enviar email