Correção: a instabilidade que chegou ao Estado foi provocada por um sistema de baixa pressão que veio da Argentina, e não pelo ciclone extratropical como publicado entre 11h21min e 14h14min. O texto já foi corrigido.
O grande volume de chuva dos últimos dias foi provocado por um sistema de baixa pressão com origem na Argentina. A passagem pelo Rio Grande do Sul provocou instabilidade em várias regiões, em especial, na Fronteira Oeste, onde 2,3 mil famílias estão fora de casa por conta do transbordamento de rios.
A partir desta terça-feira (3), quando este sistema de baixa pressão cria condições para a formação de um ciclone extratropical na costa do Estado, há previsão de mais chuva, além de vento com rajadas que podem chegar a 100km/h, principalmente nas regiões Norte, Litoral Norte e Serra. Os próximos dias continuarão com chuva, ventos fortes e mar agitado no Rio Grande do Sul. Com a ressaca do oceano no Litoral Norte, são esperadas ondas de 3,5 metros de altura, mas que podem chegar a 4 metros em alguns pontos.
De acordo com o Climatempo, a instabilidade segue na quarta-feira (4), com exceção da Campanha e Fronteira Oeste, onde o sol aparece com nuvens e sem chuva. As demais áreas do Rio Grande do Sul seguem com nebulosidade e potencial para chuva volumosa. É também esperado vento forte no Litoral, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre.
A chuva deve continuar na Região Central e na Serra, mais concentrada durante a manhã e tarde, com altos acumulados. Em Porto Alegre, a quarta-feira será de tempo instável, com temperatura mínima de 17°C e máxima de 19°C.
Na quinta-feira (5), os efeitos do ciclone extratropical chegam ao fim, e uma massa de ar seco e frio chega ao Estado. Por isso, as condições do tempo se estabilizam na Região Oeste. No entanto, ainda é esperada chuva na Serra e em Porto Alegre, mas de forma isolada e com volumes mais baixos.
As temperaturas continuam baixas, principalmente na Campanha e Fronteira Oeste. O vento continua com rajadas que podem atingir até 60km/h no Litoral Norte e Serra. O oceano fica mais calmo, mas segue com ressaca na parte norte.
A tendência é que, no fim de semana, com a entrada de uma massa de ar polar, o Estado não tenha registro de chuva. A exceção é a Serra, onde ainda pode chover de maneira isolada e fraca. As temperaturas continuam baixas e há riscos para geada em alguns pontos do Estado.
Previsão do tempo em algumas cidades para esta quarta-feira (4)
Porto Alegre: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 19°C
Pelotas: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Caxias do Sul: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 17°C
Santa Maria: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 20°C
Santa Rosa: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 21°C
Erechim: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 15°C
Uruguaiana: Muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 8°C e máxima de 20°C
Torres: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 19°C
Rio Grande: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 20°C
Mostardas: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Passo Fundo: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 16°C
Bagé: Muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 9°C e máxima de 19°C
Tramandaí: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 20°C
Xangri-Lá: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 19°C
Capão da Canoa: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
São Borja: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Santa Cruz do Sul: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Lajeado: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 20°C