Municípios da Serra e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul devem superar a média de chuva prevista para todo o mês de maio até esta quinta-feira (5). Em alguns locais, existe a possibilidade de registrar o dobro do previsto para o mês de maio. Normalmente, para as regiões, são esperados entre 120 mm e 140 mm no período, conforme a média histórica.
De acordo com a Climatempo, Torres, no Litoral Norte, deve registrar 210 mm de chuva até quinta-feira (5). Em Bom Jesus, na Serra, são esperados 190 mm no mesmo período. A média normal para o mês é de 121 mm no município do litoral e de 119 mm no da Serra.
Nas últimas 24 horas, os municípios com volumes mais altos de chuva foram Vacaria (110mm), Morrinhos do Sul (82mm), São Francisco de Paula (81mm) e Caxias do Sul (77mm).
Segundo a Climatempo, dois fatores resultam na chuva com acumulados acima do normal: durante o final de semana, um sistema de baixa pressão atmosférica passou sobre o Estado provocando chuva, especialmente na Fronteira Oeste, onde 2,3 mil famílias estão fora de casa. No Vale do Taquari, pelo menos 20 famílias deixaram suas casas após o nível do rio subir.
Nessa terça-feira (3), essa baixa pressão, que está sobre a costa do Rio Grande do Sul, ganhou mais intensidade e dá condições para a formação do ciclone extratropical, o que deve provocar mais chuva, além de rajadas de vento forte e agitação marítima.
Na quarta-feira (4), o ciclone extratropical se intensifica e se desloca para a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É esperado que, na quinta-feira, ele esteja próximo ao litoral gaúcho, e se afaste para alto mar apenas na sexta-feira (6), quando a chuva fica concentrada em alguns municípios da Serra. As temperaturas vão baixar e o final de semana deve ser de tempo seco em todo o Estado.