Mais de 2,6 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido aos temporais que vêm atingindo diferentes regiões do Rio Grande do Sul desde a última semana. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta terça-feira (3), pelo menos uma morte foi registrada em decorrência do mau tempo, no município de Quaraí, na Fronteira Oeste.
Segundo o boletim, a Defesa Civil já distribuiu pelo menos 3 mil metros quadrados de lona às famílias atingidas nos municípios de Quaraí, Alegrete, Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Gabriel, onde foram registradas inundações.
O município com o maior número de afetados é Alegrete, com 2,1 mil pessoas desalojadas (precisaram abandonar a residência temporariamente para ficar em outro local) e 220 desabrigadas (perderam a casa e estão em um abrigo público). A Defesa Civil Estadual esteve na cidade para auxiliar as autoridades municipais no suporte à comunidade e distribuiu 600 metros quadrados de lonas a quem precisava.
Em São Gabriel, a chuva que caiu na última sexta-feira (29) deixou pelo menos 136 pessoas desalojadas e uma desabrigada. Conforme a Defesa Civil, ao menos 900 casas foram atingidas pela elevação do Rio Vacacaí, que chegou a marcar 6,5 metros acima do nível normal. No sábado (30), foi constatado o desabamento da ponte sobre o Rio Pedroso, na RS-630, inviabilizando o acesso entre São Gabriel e Dom Pedrito. A Defesa Civil já distribuiu 600 metros quadrados de lonas para as famílias afetadas na cidade.
Em Dom Pedrito, diversas casas foram atingidas pela elevação do nível do Rio Santa Maria, que saiu de seu leito em alguns locais no município deixando pelo menos sete desalojados e 10 desabrigados. A Defesa Civil e equipes de secretarias trabalham em ações de remoção das famílias e já foram distribuídos 600 metros quadrados de lonas para a população.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, a chuva que caiu entre esta segunda (2) e terça-feira (3) deixa aproximadamente 170 pessoas no alojamento, no Parque do Imigrante. Conforme a Defesa Civil da cidade, são cerca de 50 famílias abrigadas no local. Outras 70 se encontram em residências de parentes. Em Taquari, o temporal deixou 13 pessoas desabrigadas, que recebem apoio dos órgãos competentes. Em Cruzeiro do Sul, duas pessoas se encontram no abrigo municipal. Também há registro de pessoas que saíram de casa em Estrela, com 22 desalojados.