O dia é de trocas nos quartéis do Sul do Brasil. Foi empossado na manhã desta sexta-feira (13) o novo chefe do Comando Militar do Sul (CMS), que concentra a maioria das tropas do Exército brasileiro.
O general Fernando Soares assume no lugar do general Valério Stumpf Trindade, que será o novo chefe do Estado-Maior da corporação — o segundo em operações e o terceiro em antiguidade na força terrestre. A troca de comando, em Porto Alegre, foi prestigiada pelo comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes. E pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.
Antes de chegar à capital gaúcha, o general Soares chefiou o Comando Militar do Oeste, nos dois últimos anos. Ele nasceu no Rio de Janeiro, há 61 anos, e está na carreira das armas desde os 15, quando entrou para a Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas (SP), em 1975. Ao escolher a Arma de Cavalaria, foi declarado Aspirante a Oficial em 1982, no 10º Regimento de Cavalaria, em Bela Vista (MS).
O general Soares foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), o principal centro de ensino do Exército do país. E também na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.
O novo comandante do CMS tem também cursos como Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e, já como general, comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, em Ponta Grossa (PR), foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste (RJ), atuou no Estado-Maior do Exército em Brasília e comandou a 1ª Região Militar, na capital fluminense.
Soares também tem passagens pelo Exterior: foi observador militar das Nações Unidas em Moçambique (quando o país africano estava em guerra civil), adido militar na Embaixada do Brasil no Suriname e subcomandante do Batalhão Brasileiro da Força de Paz no Haiti.
O militar costuma se orgulhar ainda do fato de ter liderado a Escola de Equitação do Exército. Até por ser cavaleiro, natural que a cerimônia de posse no CMS tenha ocorrido no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na Avenida Salvador França, na capital gaúcha.
Soares sucede, no cargo, ao general Valério Stumpf Trindade, que será o novo chefe do Estado-Maior do Exército.
A cerimônia foi marcada por discursos emocionados e, também, pelo desfile de blindados que compõe a moderna arma da Cavalaria. Mais de mil pessoas prestigiaram a posse do novo comandante do CMS.