Com a força do vento e da chuva no Rio Grande do Sul, resultado da tempestade Yakecan que começou na terça-feira (17), 221 mil clientes estão sem energia elétrica no Estado. Em Mostardas e Tavares, os moradores estão há mais de 13 horas sem o serviço.
De acordo com o balanço mais recente da CEEE Grupo Equatorial, das 9h45min desta quarta-feira (18), o número de clientes sem luz subiu para 187 mil. Na noite de terça-feira, a companhia registrou um pico de 325 mil contas atingidas, mas ainda à noite, havia baixado para 182 mil. Nesta manhã, os municípios de Porto Alegre, Pelotas, Viamão, Tramandaí, Guaíba, Rio Grande, Osório, Torres, Alvorada e Santa Vitória do Palmar eram os que concentravam maior número.
Além dos 187 mil pontos na região atendida pela CEEE Grupo Equatorial, 34 mil clientes da RGE estão sem luz. Conforme balanço inicial da RGE, os clientes sem luz estão em Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana, e em municípios do Planalto, Serra, Vale do Sinos e Vale do Rio Pardo.
De acordo com as concessionárias, os principais danos ocorrem em razão de galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos. Não há previsão de conclusão de consertos diante de condições climáticas muito adversas para o trabalho das equipes, que estão trabalhando desde terça-feira (17) para normalizar a situação.
Como solicitar atendimento em caso de falta de luz
CEEE Equatorial
- Site: ceee.equatorialenergia.com.br
- Telefone: 0800-721-2333
- SMS: para falta de energia, mensagem para 27307, com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia)
RGE
- Site: www.rge-rs.com.br
- WhatsApp: (51) 99955 0002
- SMS: para falta de energia, mensagem para o número 27350 com o seu código (que consta na conta de energia elétrica)
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)