- O leste do Rio Grande do Sul foi atingido entre terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- Na quarta-feira (18), a tempestade atua sobre o Litoral Norte do RS e parte do litoral catarinense, Na Serra, as rajadas de vento chegaram a 91,4km/h durante a madrugada
- A chuva e o vento estão conectados à ocorrência de frio intenso. Na Serra, houve registro da primeira neve do ano, além de chuva congelada
- O vento forte deixou 231 mil clientes sem energia elétrica, e equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço
- A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. Eventos culturais foram cancelados
- Com aulas suspensas desde a terça-feira (17), em alguns municípios escolas e universidades continuam sem atividades presenciais nesta quarta (18)
Os efeitos da tempestade Yakecan começaram ainda na terça-feira (17) e começaram pelo Sul, Litoral Sul e Litoral Médio do Estado. Mesmo sendo um dos primeiros locais atingidos por chuva e vento intenso, todos os moradores de Mostardas e Tavares, no Litoral Médio, ainda lidam com os transtornos na manhã desta quarta-feira (18).
Os cerca de 19 mil moradores dos municípios de Mostardas e Tavares continuam sem abastecimento de energia elétrica, telefonia móvel e internet. São mais de 20 horas sem os serviços.
No final da tarde de terça-feira, as rajadas atingiram 70km/h na região. A tempestade subtropical provocou alagamentos em ruas e quedas de galhos sobre a fiação elétrica de toda a região.
Enquanto isso, os moradores das duas cidades procuram alternativas para driblar a falta de serviços. Veraci Terra Ebsen, 66 anos, trabalha na copa de um hotel do centro de Mostardas conta que há muito tempo a cidade não ficava sem energia elétrica por um período tão longo, mas agradece pela tempestade ter sido mais fraca do que o esperado:
– É um transtorno, né? Sempre usamos forno elétrico, microondas, batedeira. Tivemos de fazer modificações, o suco de mamão com laranja hoje foi só com laranja. Bolos que vão para o forno elétrico foram cozidos no fogão a gás.
Na manhã desta quarta-feira (18), 221 mil clientes estavam sem energia elétrica em todo o Estado. CEEE Grupo Equatorial e RGE trabalham para normalizar o serviço.