Após os temporais registrados nesta semana no Rio Grande do Sul, pelo menos 3,6 mil clientes ainda estão sem fornecimento de energia elétrica na área de concessão da RGE. O desabastecimento está concentrado na região da Fronteira Oeste, onde duas cidades já decretaram situação de emergência em razão das enchentes e transtornos relativos às recentes tempestades.
Já a CEEE Equatorial informa que está operando dentro da normalidade. Na manhã desta sexta, a quantidade de unidades desabastecidas era de 21 mil. Na tarde de quinta-feira (28), após as tempestades do dia anterior, eram mais de 90 mil os atingidos pela falta de luz.
Desde segunda-feira (25), municípios como Uruguaiana enfrentam problemas com o fornecimento de energia elétrica. A RGE ainda informa que, além dos clientes que tiveram problemas na rede em razão da ventania, foi necessário o desligamento para 870 clientes em Quaraí e Alegrete devido as cheias dos rios Quaraí e Ibirapuitã, respectivamente.
Decretos
A prefeitura de Alegrete, na Fronteira Oeste, decretou nesta sexta-feira (29) situação de emergência em razão dos estragos causados pelas chuvas intensas desta semana. A cheia do Rio Ibirapuitã deixou mais de 2 mil pessoas fora de casa.
Quaraí também decretou emergência. Cerca de 900 habitantes tiveram de sair de suas residências por conta da enchente provocada pelo Rio Quaraí.