O tempo firme registrado em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29) ajudou nos trabalhos de recuperação da rede elétrica, fazendo diminuir ainda mais o número de pontos sem energia no estado. Segundo a RGE, são 6,6 mil clientes ainda afetados. Já a CEEE Equatorial informa que opera dentro da normalidade.
Na manhã desta sexta, a quantidade de unidades desabastecidas estava em 21 mil. Na tarde de quinta-feira (28), após as tempestades do dia anterior, chegou a mais de 90 mil.
A maior parte dos problemas se concentra na Fronteira Oeste. Desde segunda-feira (25), municípios como Uruguaiana enfrentam problemas com o fornecimento de energia elétrica. A RGE ainda informa que, além dos clientes que tiveram problemas na rede em razão da ventania, foi necessário o desligamento para 960 clientes em Quaraí e Alegrete, em razão das cheias dos rios Quaraí e Ibirapuitã.
A empresa não dá um prazo para normalizar totalmente o serviço. Com o alerta de instabilidade para o fim de semana, há risco de novas interrupções.