Os temporais registrados na noite da última segunda-feira (25) causaram estragos em cidades da Fronteira Oeste. O município mais afetado foi Quaraí, onde o rio transbordou e causou o alagamento de cerca de 70 casas. Com isso, 12 famílias ficaram desalojadas, sendo três encaminhadas a um abrigo, enquanto as demais se encontram em casas de parentes. Agentes da Defesa Civil estiveram no local na manhã desta terça-feira (26), ajudando na limpeza das residências.
Além dos alagamentos, as chuvas causaram outros problemas na cidade. Um jovem de 18 anos morreu devido ao temporal. Lucas Emanuel Ribeiro Pinto foi atingido por um raio quando ia do quartel onde trabalhava para casa.
Outras locais da região também sofreram prejuízos. Em Uruguaiana, o temporal foi acompanhado de ventos de até 80 km/h que causaram o destelhamento de pelo menos 30 residências. Até o momento, não há desalojados no município.
O coordenador regional da Defesa Civil, capitão Luiz Sandro de Souza Martins, afirma que os trabalhos deverão seguir ao longo do dia. Estão sendo entregues lonas nos locais que sofreram maiores danos.
— Ainda estamos contabilizando os estragos e o número de famílias afetadas. Durante a manhã seguiu chovendo fraco e por precaução não começamos a distribuir telhas ainda. Isso será feito quando o tempo melhorar — afirma o capitão.
Também foram registrados enchentes e destelhamentos em Santana do Livramento e em Caçapava do Sul. Nos dois casos, segundo atualizações mais recentes das Defesas Civis dos municípios, nenhuma pessoa precisou sair de casa.