Ao menos 44 mil pontos seguem sem luz no Rio Grande do Sul, na manhã desta terça (26), em razão dos temporais registrados desde a noite de segunda-feira (25). O maior número de clientes afetados está na área de concessão da RGE.
Segundo a empresa, são 36 mil unidades consumidoras sem energia, a maioria na região da Fronteira Oeste. Ainda conforme a concessionária, a forte presença de vento dificulta o trabalho dos agentes e, por isso, não há previsão para que a situação seja totalmente normalizada.
Já a CEEE Equatorial informa que a maioria dos casos de desabastecimento se concentra em Porto Alegre. No início da manhã, 9 mil pontos estavam sem luz. Agora, segundo a empresa, o número diminuiu para menos de 7 mil.
São pelo menos 10 bairros da Capital onde há pontos com interrupção de energia elétrica: Auxiliadora, Floresta, Higienópolis, São Geraldo, Petrópolis, Santana, Camaquã, Tristeza e Vila Nova. A tendência é de que a situação seja normalizada nas próximas horas.
Outras cidades atendidas pela companhia, como Viamão, na Região Metropolitana, Pelotas, no sul do Estado, e Bagé, na Campanha, também registram pontos sem luz. No entanto, não apresentam números expressivos, de acordo com a empresa.
Veja aqui como solicitar atendimento:
CEEE Equatorial
- Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
- Telefone: 0800 721 2333
- SMS: para falta de energia, mensagem para 27307, com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia)
RGE
- Site: www.rge-rs.com.br
- WhatsApp: 51 999550002
- SMS: para falta de energia, mensagem para o número 27350 com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica)
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Falta de luz prejudica abastecimento de água
A falta de energia elétrica em Porto Alegre atingiu a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Luís, o que acabou afetando as estações Gutemberg e São Luís. Com isso, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), ao menos seis bairros enfrentam a falta d'água: Bom Jesus e Petrópolis, na Zona Leste, e Três Figueiras, Chácara das Pedras, Higienópolis e Boa Vista, na Zona Norte.
Segundo o departamento, a energia já foi restabelecida na estação São Luís. No entanto, o serviço ainda não foi totalmente normalizado pois as demais estações ainda estão com o nível de água abaixo do normal.
A previsão é que o abastecimento seja retomado ao longo do dia.
Temporal causa morte no RS
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul provocou falta de luz, alagamentos e destelhamentos em diversos pontos do Estado. Na Fronteira Oeste e em parte da Campanha, os municípios de Quaraí, Uruguaiana e Santana do Livramento foram os mais atingidos.
Em Quaraí, um jovem morreu no início da noite de segunda-feira após ser atingido por um raio. A vítima foi identificada como Lucas Emanuel Ribeiro Pinto, 18 anos, soldado do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue o alerta de temporal para esta terça-feira no Rio Grande do Sul.