Duas das principais universidades de Caxias do Sul retomaram as aulas presenciais nesta semana. Enquanto o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) abriu as portas para os alunos em 2022 na última quarta-feira (2), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) deu início ao ano letivo nesta quinta-feira (3). Outras instituições de ensino superior da cidade voltam na próxima semana com o ensino presencial.
Na UCS, as disciplinas programadas para a modalidade presencial ocorrem nos campi e as síncronas on-line ou EaD, a distância. No semestre passado, a presencialidade das aulas já havia sido retomada de forma parcial e simultânea ao modelo virtual.
O retorno leva em conta os protocolos sanitários dos órgãos públicos e pode ser alterado mediante determinação legal. Conforme a instituição, a retomada é feita sob protocolos de biossegurança que envolvem uso obrigatório de máscara e distanciamento social para garantir a segurança de estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade. A UCS não irá cobrar passaporte vacinal, mas recomenda que todos os estudantes estejam vacinados.
Para a presidente da Associação dos Docentes da UCS (Aducs), professora Marlova Jaqueline Macedo Mendes, o retorno presencial é um desafio tanto do ponto de vista emocional quanto do planejamento. Alunos e professores estão mais frágeis em função das perdas sofridas e do distanciamento social.
— Com relação ao planejamento das aulas e do ambiente de aula, agora também virtuais, exigirá uma ressignificação, com a presença das novas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Não há como deixar de destacar a necessidade de resiliência de todos os atores envolvidos com a educação, de forma a superar as dificuldades nesse reencontro com a comunidade acadêmica — acrescenta Marlova.
A FSG também não está cobrando o passaporte vacinal dos alunos neste início de ano letivo. As aulas foram retomadas na quarta nos campus de Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
— Foi uma alegria grande reencontrar nossos alunos e docentes depois de dois anos de muitos desafios diante da pandemia. A vida retornou ao campus. Estamos seguindo todos os protocolos de biossegurança institucionais exigidos pelos órgãos de saúde e disponibilizando álcool gel para o uso de nossos estudantes. Seguimos esperançosos e certos de que oferecemos todas as condições para evoluir ainda mais na qualidade do nosso ensino — frisa o reitor Denis Chidem.
A Faculdade Murialdo e a Uniftec retornam na próxima segunda-feira (7). A Famur volta de maneira presencial, tanto na unidade Sede quanto na unidade Ana Rech. A Uniftec, depois de quase dois anos em modelo online, também retoma as atividades de forma presencial nos cursos de graduação e pós-graduação — na Serra, a instituição tem uma unidade em Caxias e duas em Bento Gonçalves. As duas instituições não irão cobrar comprovante de vacinação, mas adotam os protocolos de segurança como uso de máscara e álcool e gel e distanciamento.
— É um momento de muito júbilo e alegria, pois estamos há muito tempo longe do contato presencial com os alunos — destaca a pró-reitora Acadêmica, Débora Frizzo.
Quem também retorna na segunda-feira é a Anhanguera. O polo do centro trabalha com turmas EAD na modalidade semipresencial, mas para os alunos que não se sentirem seguros ou que estejam com sintomas, haverá possibilidade de ensino híbrido. No polo do Desvio Rizzo, a modalidade presencial retornou nesta quinta. A instituição segue os protocolos sanitários, mas não irá exigir comprovante de vacinação.