Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira (31) a fábrica de calçados Luz da Lua, bairro Ideal, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O fogo começou por volta das 14h20min e, após mais de duas horas de combate, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.
O comandante da Companhia Especial de Novo Hamburgo, major Deoclides Silva da Rocha, afirma que grande parte dos materiais que estavam na fábrica foram perdidos:
— São produtos e equipamentos muito incendiários e, assim, o fogo se alastra muito rápido. No entanto, conseguimos preservar o prédio e a área de produtos químicos, que poderia causar um dano maior.
As causas do fogo serão investigadas, mas os funcionários relataram aos bombeiros que as chamas teriam iniciado após um curto no sistema elétrico.
A fumaça podia ser vista a longa distância e mobilizou pelo menos cinco caminhões dos bombeiros das cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha e Campo Bom.
Conforme funcionários da fábrica, o fogo começou em cima do setor de modelagem. Ao avistar as chamas, a preparadora de amostras Angélica dos Santos Pinto, 37 anos, avisou as colegas e rapidamente todos saíram do local.
— Todos nós conseguimos sair, felizmente. Mas estou de coração partido, pois aqui é como se fosse a minha casa. Sinto como se a minha casa estivesse em chamas — lamentou.
O radialista Celmo Amaral, 58 anos, é morador de uma casa ao lado da fábrica e relata que dormia quando a esposa percebeu o início do fogo.
— Havia muita fumaça preta. Logo saímos de casa e com a ajuda de uma vizinha consegui retirar o carro da garagem — contou na Rádio Gaúcha em frente à casa.
Por volta das 16h, as chamas se aproximavam da residência. A fábrica fica próxima do Centro de Eventos da Fenac — equipes do local ajudaram a combater o fogo inicialmente.