Os temporais registrados no início da noite de domingo (27) e na madrugada desta segunda-feira (28) em Santa Maria deixaram prejuízos na cidade. Pelo menos 22 casas foram destelhadas pelo vento, que passou dos 100 km/h, segundo a Climatempo.
Até o momento, a Defesa Civil distribuiu 235 metros de lona aos atingidos. Conforme o Corpo de Bombeiros, entre 19h de domingo e as 7h desta segunda, foram cerca de 30 chamados por conta de quedas de árvores na cidade.
Dezesseis desses registros foram sobre residências. Em um caso, no bairro Carolina, na região norte, três pessoas da mesma família tiveram ferimentos leves e precisaram ser encaminhadas para atendimento médico.
No entanto, não há desabrigados ou desalojados.
Pelo menos cinco vias da cidade estão interrompidas por conta de árvores caídas: na Rua Riachuelo, quase esquina com a Tuiuti, no centro; Rua Tuiuti, esquina com a Rua Appel, no bairro Nossa Senhora de Fátima; Rua Pernambuco e na Avenida Vasco da Cunha, no bairro Pinheiro Machado; e na Avenida Paulo Lauda, no bairro Tancredo Neves. Pelos menos dois casos de alagamentos de ruas foram relatados.
Também há registro de falta de luz. Segundo balanço mais recente divulgado pela RGE, são 21 mil clientes sem energia elétrica na cidade.
Os bairros Pinheiro Machado e Tancredo Neves, na Região Oeste, são os mais atingidos. Como a sede da Defesa Civil está sem energia elétrica, os chamados podem ser feitos ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo telefone 153. Também há um número disponível para chamados por WhatsApp: (55) 99931-1244.
Em outras cidades da região também foram registrados estragos, principalmente quedas de árvores, como em Rosário do Sul, São Gabriel e Itaara.