A chuva forte que atingiu Rio Grande do Sul na noite deste domingo (27) provoca falta de luz e transtornos em diversas cidades do Estado nesta segunda-feira (28). Na última atualização, às 18h, havia pelo menos 60 mil clientes desabastecidos na área de concessão da RGE, sendo a maioria na região do Vale do Sinos e Santa Maria. No boletim anterior, eram 82 mil.
Segundo a CEEE Equatorial, há também registros de falta de energia. Conforme a concessionária, até as 23h desta segunda-feira, 22 mil clientes seguiam desabastecidos. As principais cidades atingidas são Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul, São Jerônimo, Encruzilhada do Sul, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Canguçu e Santa Vitória do Palmar.
Em Viamão, houve curto-circuito após uma subestação ser atingida por um raio na noite de domingo. Técnicos da CEEE realizam os reparos e o fornecimento de energia suprido por essa unidade está sendo recomposto por manobras na rede elétrica.
Em Novo Hamburgo, segundo o Corpo de Bombeiros, sete árvores caíram e foram retiradas desde a noite de domingo. Ao menos outras quatro ainda causam transtornos: três estão caídas sobre vias — na Rua Arthur Momberger, na Vila Dihl; na Rua Tupi, no bairro Centro; e na Rua Engenheiro Jorge Schury, no bairro São José — e outra está escorada sobre uma ambulância no Hospital Geral. Uma também caiu sobre uma casa no bairro São José. Elas deveriam ser retiradas ao longo desta segunda-feira.
Em São Leopoldo, o Corpo de Bombeiros recebeu relatos de destelhamentos nos bairros Boa Vista e Scharlau. Não há um balanço de quantas pessoas foram atingidas.
Segundo o Climatempo, choveu 60mm em pontos das regiões Centro-Sul, Sul e Campanha, além de locais que fazem fronteira com o Uruguai. Foram registradas rajadas de vento de mais de 100 km/h em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em Santa Maria, na Região Central. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de tempestade, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento em toda a metade sul do Estado nesta segunda-feira.