O temporal que atingiu algumas regiões do Estado nesta segunda-feira (24) deixou um rastro de destruição. No norte do RS, a chuva chegou acompanhada de fortes rajadas de vento por volta das 17h. O vendaval arrancou árvores, destelhou casas e deixou centenas de pessoas sem energia elétrica nos municípios de Sarandi, Vicente Dutra, Iraí e Redentora. Em Cotiporã, na Serra, o vento forte acompanhado de chuva de granizo causou uma série de destelhamentos.
A cidade de Iraí foi uma das mais atingidas pelo vendaval. A ruas foram cobertas por galhos e árvores caídas, algumas delas sobre automóveis. Conforme levantamento prévio da prefeitura do início da noite, pelo menos 170 famílias foram atingidas. A Defesa Civil do Estado recebeu um pedido de lonas para cobrir as casas destelhadas no município.
O Presídio Estadual de Iraí também ficou destelhado. Na BR-468, árvores caíram sobre a rodovia, nas imediações de Palmeira das Missões. O trânsito precisou ficar em meia pista em alguns locais. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharam na remoção dos galhos.
42 mil pessoas sem energia
Em boletim divulgado às 20h38min desta segunda-feira, a RGE informou que há 42 mil clientes sem energia entre as regiões Norte e Metropolitana em decorrência da instabilidade atmosférica que ocorre desde ontem. A concessionária informa que as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o serviço no menor tempo possível.
A RGE alerta para que ninguém tente fazer consertos por conta própria, tampouco toque em fios rompidos ou quaisquer equipamentos da rede, pois não há como saber se estão energizados ou não. Veja abaixo como contatar a concessionária:
- SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- Whatsapp: (51) 99955-0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)