O Corpo de Bombeiros de Ijuí, no noroeste do Estado, combate há mais de três dias um incêndio em um aterro localizado às margens da BR-285. As chamas começaram a se propagar por volta das 11h30min da última segunda-feira (24) e atingiram uma área de quatro a seis hectares, em meio a um terreno pertencente à prefeitura do município, com cerca de 25 hectares.
Para impedir que as chamas avançassem pela mata, os agentes contaram com a ajuda da prefeitura, do Exército e da Corsan. Dois caminhões-pipa de 12 mil litros cada foram utilizados. Na terça-feira (26), foi possível controlar boa parte do fogo. Desde então, está sendo feito o trabalho de impedir novos focos de incêndio e controlar a fumaça.
A vegetação do local foi totalmente destruída, mas as lavouras que ficam próximas ao terreno não foram afetadas. Segundo o comandante do pelotão Paulo Roberto de Almeida, o principal risco agora é que a fumaça avance e prejudique a visibilidade da BR-285.
— Isso depende muito da direção do vento. No primeiro dia, estava avançando para a rodovia, mas depois trocou o sentido. Pode ser que isso mude, mas por enquanto não há nenhum problema — relata.
Os combatentes contavam com a presença da chuva para conter totalmente as chamas. Embora desde quarta-feira (26) tenha havido instabilidade na região, a quantidade foi mínima e insuficiente para apagar o fogo. As causas do incêndio ainda são apuradas. A principal hipótese é que teria sido iniciado pela exposição de materiais presentes no aterro, gerando a combustão.