Líderes e comunicadores do Grupo RBS estiveram reunidos, na última quarta-feira (15), para comemorar os bons resultados e realizar uma retrospectiva dos principais projetos e iniciativas de 2021, além de olhar para a visão estratégica da empresa para os próximos três anos. O Encontro de Líderes também foi, na verdade, um reencontro, já que é a primeira vez, desde o início da pandemia, que ocorre de forma presencial. Todos os participantes realizaram teste para a covid-19.
Foi um momento para celebrar conquistas. No consolidado do ano, a empresa superou em 21% a meta de EBITDA, garantindo o pagamento de 2,05 salários adicionais para cada um dos colaboradores. Devido à performance obtida no ano, já em agosto a companhia havia adiantado para seus funcionários 0,5 salário do PPR, o Plano de Participação de Resultados da RBS.
— Compartilhar resultados é uma crença da RBS. O PPR é uma ferramenta de gestão consolidada, vigente desde 1991, mas esse ano essa prática tem um valor especial, pois representa a recuperação econômica após 2020, o primeiro ano da pandemia, no qual a maioria das empresas ao redor do mundo tiveram seus negócios afetados. Estamos muito felizes e olhando para o futuro, com muitos planos para os próximos anos. Queremos cada vez mais contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado a partir do nosso jornalismo, do esporte e do entretenimento — destaca o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Além dos 150 líderes e comunicadores da empresa, o encontro também contou com a participação de integrantes do Conselho de Administração e de seus acionistas. Junto com o evento, a empresa também promoveu a tradicional videoconferência de final de ano, momento em que o presidente anunciou o PPR para todos os colaboradores nas diferentes sedes da RBS no Rio Grande do Sul e em outros Estados do país.
Destaques de 2021 para a RBS
Jornalismo
Inciativas para promover uma atividade mais conectada com o público e com cada vez mais diversidade de vozes estiveram no centro da discussão, buscando um jornalismo feito com e para os gaúchos.
Gestão na Pandemia
As reflexões e oportunidades trazidas pela pandemia também foram discutidas no encontro, sem nunca deixar de lado a premissa que guia a RBS desde março de 2020: garantir a segurança dos colaboradores e manter a qualidade das operações.
Posicionamento
Em 2021, a RBS se dedicou ao projeto de Posicionamento Institucional, iniciativa que ganhará ainda mais força em 2022 e que busca consolidar a empresa como uma arena para impulsionar o desenvolvimento do Estado, dando visibilidade aos temas que são relevantes para o público.
Entretenimento
A vinda de novos talentos e a evolução na programação e plástica das rádios Atlântida, 92 e 102.3, além da aposta em parcerias estratégicas para as marcas, foram algumas das conquistas do ano.
Negócios
O Digital se tornou o meio que mais cresce no Grupo RBS – com projeção de fechar 2021 com um crescimento de 18% em relação a 2020 e 40% em relação a 2019. Em GZH, a receita em assinaturas digitais superou em 22% os números do ano anterior.
Tecnologia
A RBS anunciou em 2021 um investimento de R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital, que ocorrerá até 2024.
Uma paixão com 50 anos de história
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a homenagem prestada ao acionista Nelson Sirotsky, que por duas décadas liderou a empresa e que, em 2021, comemorou 50 anos de relação com a companhia, fundada por seu pai, Maurício Sirotsky Sobrinho, em 1957.
Nelson iniciou suas atividades profissionais na RBS em 1971, na área de contabilidade da empresa. Em 1972, assumiu a gerência da Rádio Gaúcha e, a partir daí, atuou em todas as linhas de negócio da organização – incluindo a presidência da RBS e, posteriormente, a presidência do Conselho de Administração. Atualmente, é presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a marca social da RBS.
Um vídeo resgatando momentos importantes dessa história e a entrega de homenagens – como um troféu comemorativo, um livro com depoimentos de colegas, amigos e familiares e um quadro com sua ficha número 1, datada com o dia da de admissão – foram alguns dos reconhecimentos da RBS à contribuição de cinco décadas, essa última entregue pelos outros dois representantes da fundação da RBS, Jayme Sirotsky, presidente emérito da empresa, e Fernando Ernesto Corrêa. A esposa do acionista, Nara, os filhos, os netos e os irmãos também estiveram presentes para celebrar junto com Nelson e os colaboradores da RBS.
— Eu estou no meio da jornada. O meu projeto é estar aqui comemorando 100 anos da nossa RBS. Para mim, é mais do que uma empresa, é uma paixão — disse, emocionado.