Uma escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da B3, a bolsa de valores, em São Paulo. A obra foi instalada na manhã desta quinta-feira (9) e faz parte de uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro. As informações são do G1.
A escultura foi colocada no mesmo local onde, no início do mês passado, tinha sido instalado um Touro de Ouro. Semelhante ao que existe em Wall Street, em Nova York, o touro simbolizava a prosperidade da bolsa de valores de São Paulo. Mas o monumento recebeu inúmeras críticas em contradição ao momento de dificuldade econômica que o Brasil enfrenta. A vaca magra dá continuidade às críticas para a obra anterior.
Alvo de protestos, a antiga estátua violou lei municipal Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo para ser instalada. A mesma situação aconteceu com a vaca magra. Logo depois de instalada pela artista, o objeto foi recolhido pela produção artística da mostra logo que a Polícia Militar chegou.
A prefeitura da capital paulista não havia respondido se a obra de arte estava autorizada a ficar exposta na rua.
A intervenção, chamada "vacas magras", já foi realizada em outras cidades, como em Fortaleza (CE), onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação do Ceará.