Os moradores de Canguçu, no Sul do RS, contam com uma árvore de Natal diferente para celebrar as festas de fim de ano. A decoração foi ornamentada com embalagens de vacinas, iluminadas por lâmpadas led. A ideia é lembrar os doentes e mortos pela covid-19, dentro do espírito cristão de celebrar a vida.
A árvore é pequena, com apenas 2,5 metros de altura, mas tem despertado a atenção. Muita gente quer tirar foto ao lado do ornamento, que deve ficar instalado até a primeira metade de janeiro.
A iniciativa foi da prefeitura, relata o secretário municipal de Saúde de Canguçu, Luciano Bertinetti. Até meses atrás, todos os frascos oriundos da vacinação eram descartados. Aí uma técnica de enfermagem, Flávia Penning, tocou o projeto da árvore. Ela foi instalada numa praça, próxima ao prédio central da prefeitura.
São 3.209 frascos de vacinas já utilizadas contra o coronavírus, o que totaliza cerca de 15,6 mil doses aplicadas (cada embalagem tinha capacidade para cinco doses). Os imunizantes são de todos os tipos usados no Brasil.
A árvore é pequena e tem poucos frascos porque a iniciativa surgiu só em dezembro, quando a maior parte das embalagens já tinha sido descartada.
Com 22 anos na profissão, a técnica de enfermagem Flávia Penning foi quem viabilizou a construção da árvore. Ela trabalhou também em hospital e relata que sempre gostou de artesanato.
— A maneira mais prática dos frascos ficarem fixos seria com uma armação de madeira. No Rio de Janeiro, no bairro Santa Thereza, tem uma árvore assim. Aí pedi ajuda ao pessoal da manutenção da secretaria e providenciaram.
O secretário aprovou a iniciativa, porque considera que, ao mesmo tempo, remete ao espírito natalino e valoriza a importância da vacinação.
— Árvores natalinas só teria nos clubes. Então foi uma maneira de homenagear a luta contra essa doença terrível — relata o secretário.
Questionado se não tem receio de que os frascos sejam furtados, Bertinetti admite que tinha essa preocupação. Mas os temores não se concretizaram.
— Até o momento, a população respeita e admira a árvore.
Canguçu está bem, no quesito vacinação. De acordo com dados da prefeitura, mais de 93% do público-alvo já recebeu duas doses contra a covid-19. Desde o início da pandemia, 5.023 testaram positivo para o vírus. Dessas, 103 morreram.
Ainda represados, por conta dos ataques hackers aos sistemas do Ministério da Saúde, dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que Canguçu tem 73,3% da população total e 89,4% dos adultos com mais de 18 anos com o esquema primário completo, ou seja, com duas doses. Os dados de óbitos e casos confirmados são, respectivamente pelo controle da SES, de 105 e 5.011.